Lendas e Histórias Montenegrinas: O caso da Vela Acessa



Contam os mais idosos que, na antiga Chácara da Prefeitura, na Vila Industrial, havia um morador que contava a seguinte história: 
Nessa localidade existia um riacho que corria ladeado por uma espécie de cerca de vegetais. O morador, esse dizia que costumava ver, à noite, uma vela acesa, andando sobre as águas desse riacho. A vela era levada pelas águas, até perto de um pinheiro, que existia na beira. 
Em certa ocasião, esse homem sonhou que, na proximidade daquele pinheiro, havia sido enterrado um valioso tesouro: uma panela cheia de dinheiro. 
A bem verdade, dizia esse cidadão que as raízes do pinheiro mostravam algo estranho...
No entanto, o homem não deu ao fato a importância devida... e continuou em suas atividades costumeiras. 
Mas decorrido algum tempo, ao passar ali, verificou algo incrível: alguém havia cavado sob as raízes as árvore e, tendo encontrado a riqueza, levara todo o dinheiro, deixando no local escavado, apenas os pedaços de uma panela de barro que guardava o tesouro.
Se o dinheiro mesmo existiu, ou se apenas um pote, nunca se ficou sabendo. Mas há muita gente que prefere acreditar que o aviso da vela deveria ter sido levado em consideração. O homem não teve a sorte de achar a riqueza, mostrada pela vela acesa. 
Acabada sua missão, a vela desapareceu. Hoje, apenas se recorda o fato, contando-se essa história.

Por Talia Teresinha Frank, registrado na obra "Montenegro de Ontem e de Hoje"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações