Biografia e Livros de Hélio Alves de Oliveira


Hélio Alves de Oliveira, filho de Romário Alves de Oliveira e Joana Dorneles de Oliveira , nasceu em Montenegro no dia 4 de Setembro de 1916.

Casou-se com Adela Kehrwald, que passou a assinar Adela Alves de Oliveira, e teve os filhos Celiza, Sérgio, Aurélio, Romélio e Adriano.

Ele galgou toda uma vida com honestidade.

Em casa priorizou a família.

Em 1937 ingressou no Banco do Estado do Rio Grande do Sul, alcançando a gerência da Agência de Montenegro e posteriormente o de Auxiliar da Direção Geral do Banco do Estado do Rio Grande do sul, na matriz do banco em Porto Alegre, onde atingiu o último padrão da carreira.

Diplomou-se Economista e Técnico de Administração.

Teve destacada atuação como Secretário Geral da Associação Comercial e Rural de Montenegro e foi seu reorganizador.

Lecionou contabilidade Pública e Bancária na Escola Técnica de Comércio de Montenegro.

Foi vereador de Montenegro .

Foi Deputado Estadual.

Foi Prefeito Municipal de Montenegro por duas vezes em 31-12-1955 a 30-12-1959 e de 31-12-1963 a 13-09-1966.

Quando Jucelino Kubitschek foi presidente da República, era prefeito de Montenegro e recebeu por 2 anos consecutivos o diploma de Município de Maior Progresso.

Quando prefeito modernizou o municipio na área de saúde pública, turismo, energia, assistência social e cultural.Construiu estradas, levantou "leito" de ruas, asfaltando-as.

Trabalhou em Porto Alegre, como Assessor e Chefe de gabinete na Secretaria da Fazenda, Obras Públicas, Administração e no Palácio do Vice-Governador Amaral de Souza.

Foi co-fundador do Cantegril Clube de Montenegro, do Grupo de Cultura Teatral e Artístico de Montenegro (GCTAM).

Foi o patrono da 5ª Feira do Livro de Montenegro em 2007, gesto este que o deixou muito orgulhoso ainda, pois foi homenageado em vida.

Dia 10 de Outubro de 2007 veio a falecer.

A BIblioteca Pública de Montenegro recebeu o seu nome em função do projeto de criação da mesma ter sido de sua autoria, quando vereador em 1949 .A homenagem foi feita em vida pela vereadora Rose de Almeida.

Escreveu mais de 50 livros.

O Jornal O Progresso teve o privilégio de contar com os artigos de Hélio Alves de oliveira que via com orgulho a publicação de suas matérias.

Ao Sr. Hélio Alves de Oliveira nossa homenagem de gratidão, carinho e respeito.


Livros


Acácia Negra e Tanino no Rio Grande Do Sul

Editora: Associação Brasileira de Acaci

Categoria: Agricultura





Montenegro Centenário Histórico
Econômico
Social
Administrativo

Editora: Globo





América Latina
história e drama

Editora: La Salle

Sinopse

Escrever sobre a América Latina é revelar um semi-continente de 20 países com 20 milhões de quilômetros quadrados, com uma população de 427 milhões de habitantes, - maior do que toda Europa de 46 nações, com 10,5 milhões de quilômetros quadrados e população de 498 milhões de habitantes.Uma poderosa e rica região com imensas riquezas naturais, inclusive grandes reservas de petróleo.



Resumo da história de Montenegro









Princípios básicos de economia
e problemas sociais e econômicos

Editora: La Salle

Categoria: Economia

Sinopse

O livro Princípios básicos de economia e problemas sociais e econômicos é uma obra que prima pela sistematização de seus 25 capitulos e 377 subcapitulos, que começam sempre com uma definição do tema, a fim de torná-lo uma fonte de rápida consulta e fácil dedução.


Um comentário:

Juliana Silveira disse...

Nossa, muito interessante a história de vida do Hélio Alves de Oliveira.. Tanto a sua trajetória na política como na literatura. Muito bom conhecer mais um pouco da história de Montenegro!

Postar um comentário

Comentários

Total de visualizações de página