Personagem da Rua: Alcides Ignácio de Oliveira

Alcides Ignácio de Oliveira era filho de Antônio Ignácio de Oliveira filho e de Maria Izabel Cardoso de Oliveira. Nasceu na localidade de Passo da Cria, em 24 de março de 1903. 
Casou-se com Alcina Steigleder de Oliveira, com a qual teve quatro filhos: Milton, Paulo, José Nilson e Ivan Flávio. Fixou residência na localidade de Passo as Cria, hoje, Bairro Aeroclube, onde se dedicou à agricultura, criação de gado e também com atafona de farinha de mandioca, juntamente com seu pai e seus irmãos.
Seu Alcides foi sócio e colaborador do clube Grêmio Gaúcho, fundado por seu pai, Antônio Ignácio de Oliveira Filho, clube construído, primeiramente, ao lado de sua residência, e, depois de muitos anos, transferido para o Bairro Timbaúva.
Era uma pessoa muito estimada e respeitada por todos, devido a sua característica hospitalidade, que transcende à época em que acolhia tropeiros e carreteiros em sua residência.
Juntamente com seus irmãos, com recursos próprios, mantinha conservada a antiga estrada Montenegro/Taquari. Sua propriedade partia do Arroio da Cria, cruzando pela hoje Estrada Cylon Rosa até o Aeródromo Municipal, fazendo divisa com os sucessores de Gabriel Brochier e os sucessos de Gaspar de Oliveira. Suas terras, em grande parte, ainda pertencem aos seus filhos e netos.
Homem de espírito comunitário cedeu ao Município grande parte das terras onde hoje se localiza o Aeródromo Municipal, no Bairro Aeroclube. Veio a falecer em 22 de abril de 1984. 

Fonte: Lei Municipal 5350 de 12 de novembro de 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações