Personagem da Rua: Dora Pereira

Doralina de Oliveira Pereira nasceu em Cruz Alta a 27 e outubro de 1902. Era filha de Ubaldino Batista de Oliveira e Luísa Aguiar de Oliveira. Casou-se com Orozinho Jaques Pereira com quem teve dois filhos: Antônio Moreno e Zuleica. Dora Pereira, como ficou mais conhecida, passou a residir em Montenegro desde maio de 1928.
Ela foi professora na Escola Municipal Coronel Álvaro de Moraes, bem como no Curso Supletivo da Mesma Escola. Possuidora de grande cultura era autodidata e lecionava por vocação. Dora era requisitada para dar aulas particulares, principalmente de Matemática, por sua facilidade em transmitir seus ensinamentos. Destacou-se por seu patriotismo, demonstrada em todas as atividades e orientação escolares.
No ano de 1942, durante a 2ª Guerra Mundial, foi Samaritana da Cruz Vermelha, exercendo o cargo de secretária. Como diretora do Ensino Municipal, elaborou um trabalho de remodelação do Ensino, alcançando este, grande repercussão. Dora Pereira faleceu em Montenegro no dia 15 de fevereiro de 1970. Seu nome passou a denominar uma rua do bairro Cinco de Maio a partir da Lei 2.121 do dia 2 de janeiro de 1979.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações