Personagem da Rua: Carlos Petry


Carlos Petry nasceu em 28 de outubro de 1865, em Dois Irmãos. Era filho de Pedro Petry e Maria Bossler Petry. Casou em 1894 com Maria Endres e deste casamento nasceram 9 filhos: João Carlos, Galdino Rosaldo, Alfredo Alvício, M. Fredolino, Alfredo Willibaldo, Maria Elisa, Erna Irene, Hilda Emília e Maria Lúcia.
O industrialista Carlos Petry iniciou como carpinteiro e construtor. Entre inúmeras construções, fez sua casa na Rua Capitão Porfírio, aproveitando uma das salas para oficina. Posteriormente construiu um galpão na mesma rua, para servir de oficina e onde fazia esquadrias e alguns móveis.
Em 1906, construiu a casa de Jacob Noll, na rua Ramiro Barcelos, esquina Olavo Bilac. Trabalhou na construção da Fábrica de Banha, depois Frigorífico Renner S.A.
Em 1914, montou uma Fábrica de Móveis e Esquadrias com maquinaria moderna, importada da Alemanha, inaugurada em 31 de dezembro do mesmo ano. Esta indústria, pelo trabalho intensivo de Carlos Petry e de seus três filhos: João Carlos, Alfredo Alvício e Willibaldo Petry, teve uma enorme expansão e se tornou conhecida pela excelência de seus móveis, não só neste Município com em todo o Rio Grande do Sul e nos  demais Estados da federação.
Carlos Petry foi pioneiro na indústria de móveis em Montenegro. Faleceu nesta cidade em 20 de novembro de 1937.  É patrono de uma rua, conforme Lei número 2083, de 5 de dezembro de 1977, da Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e Traços Biográficos (1988) de Elisa Moojen Arpini.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações