Personagem da Rua: Carlos Lourival Lampert


Carlos Lourival Lampert nasceu em Montenegro em 11 de janeiro de 1903. Era filho de Frederico Gabriel Lampert e Paulina Lampert. Contraiu núpcias com Alba Coelho de Souza. Deste enlace nasceram dois filhos: Renan Rudiad e Cairú.
Desde os 15 anos, dedicou-se ao comércio. Em 1924, como sócio da Agência Ford, foi pioneiro do comércio de automóveis em Montenegro, pois ainda não existiam, nesta cidade, agência e oficinas especializadas no ramo. Foi Agente da Estatística neste município. Atendeu firmas portoalegrenses como viajante comercial. 
Na política, foi um idealista filiado ao Partido Republicano. Extinto este, passou a pertencer aos quadros da União Democrática Nacional. Sempre procurou prestar serviços à coletividade. Exerceu o cargo de subprefeito de Barão, quando este ainda era distrito de Montenegro. 
Destacou-se pelo trabalho desenvolvido na remodelação de estradas, anteriormente intransitáveis e por ter aberto novas vias de acesso a zonas produtoras, facilitando desta maneira, o escoamento dos produtos agrícolas. 
Posteriormente, exerceu as funções de subprefeito do distrito da sede, onde demonstrou, mais uma vez, seu tino administrativo e sua dedicação ao bem público.
No setor de ensino, prestou relevante serviços. Promovia festas cívicas em comemoração às grandes datas nacionais.
Como presidente da Legião da Cruz, foi um grande colaborador da obra do Reverendo Ernesto Bernhoeft, destacando-se principalmente na função e manutenção do Ginásio Gratuito Jacob Renner. 
Carlos Lourival Lampert faleceu em Montenegro em 10 de março de 1962. É patrono da rua 6, no bairro São Paulo, conforme lei número 2083, de 5 de dezembro de 1977, da Prefeitura Municipal. 

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações