Dica de Leitura: O homem que virou fumaça


O segundo volume da série iniciada por Roseanna

É agosto, e uma ilhazinha ensolarada na costa da Suécia é o destino escolhido por Martin Beck para seu tão merecido descanso. Que dura apenas um dia. Ao receber uma convocação urgente vinda do alto escalão do Ministério do Exterior, o inspetor precisa voltar para investigar o sumiço do jornalista Alf Matsson, que desapareceu em Budapeste sem deixar vestígios.
Por detrás da Cortina de Ferro, o caso assume outras proporções. A tarefa, já complicada diante da discrição solicitada pelo governo no auge da Guerra Fria, torna-se ainda mais árdua quando o detetive se depara com o submundo da Europa Oriental em busca de um homem que ninguém parece conhecer. Mas Martin Beck conta com o reforço de Vilmos Szluka, um desconfiado policial húngaro que, aos poucos, passa a respeitar os métodos do colega sueco. Quando ambos comparam as informações que obtiveram, veem-se diante de inúmeras lacunas, e as implicações internacionais do caso aumentam a cada pista. E nada parece estar relacionado ao sumiço de Alf Matsson.
• Considerados obras-primas do romance policial, os livros da série protagonizada pelo inspetor Martin Beck, escritos nos anos 1960, estabeleceram os pilares do romance policial escandinavo moderno e influenciaram escritores como Stieg Larsson e Jo Nesbø.
• “Um romance de primeira linha.” – Daily Telegraph
• “Se você ainda não leu Sjöwall e Wahlöö, comece agora.” – Sunday Telegraph
• “Os padrinhos de todo thriller escandinavo... Junto de escritores como Chandler, Hammett e Simenon, Sjöwall e Wahlöö moldaram o gênero como o conhecemos.” – Jo Nesbø

Fonte: Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações