Personagem da Rua: Capitão Jacob Franzen


Reconhecido como herói da Guerra do Paraguai, Jacob Franzen nasceu na Linha Hortêncio, município de São Sebastião do Caí, em 2 de junho de 1844, logo em seguida, passou a residir em Montenegro.
Era filho de Matias e Suzana Franzen. Contraiu matrimônio com Maria Koch, nascendo dessa união onze filhos: João Pedro, Carlos Emílio, Pedronilda Hortência, Antônio Leopoldo, Maria Aurélia, Frederico Alfredo, Ana Guilhermina, Catarina Adelina, Edmundo Augusto, Jacob Felipe e Alberto Rosendo. 
Apresentando-se como voluntário, Jacob Franzen lutou bravamente durante toda a Guerra do Paraguai, de 1865 a 1870. Iniciou no 2° Corpo de Caçadores com o posto de Alferes. Mais tarde, passou a integrar o Corpo de Pontoneiros, atingindo o posto de Capitão. Como recompensa pelos atos de bravura, o Governo Brasileiro premiou-o com o Diploma da Medalha Geral da Campanha do Paraguai e com o Diploma da Medalha do Mérito Militar. Além de receber duas medalhas do governo argentino, Franzen foi nomeado Cavaleiro da Ordem da Rosa pelo Imperador Dom Pedro II.
Jacob Franzen faleceu em 17 de outubro de 1912, em Montenegro. Seguindo seu pedido, foi enterrado com a farda da extinta Guarda Nacional. Uma das ruas de Montenegro tem seu nome conforme a Lei número 1704/66.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações