Personagem da Rua: Antônio Moojen


Doutor Antônio Moojen, mais conhecido como “Seu Antonico” nasceu na Fazenda Extrema, em Vacaria, a 8 de dezembro de 1883. Era filho do doutor Jorge Guilherme Moojen e de Maria Inácia Velho Moojen. 
Aos 13 anos de idade, em companhia de seus pais e irmãos, veio residir em Montenegro, terra que adotou como sua. Casou-se com Honorina de Azevedo “Nina”, nascendo desta união os filhos Talita, Guilherme, Rui, Felicíssimo, Nestor, Adalberto e Elisa, os dois últimos gêmeos. 
Diplomou-se em Odontologia pela Escola de Medicina de Porto Alegre, em 1906. Exerceu a profissão de dentista em Montenegro pelo espaço de 51 anos, sem nunca haver gozado férias. Seus clientes eram de todas as camadas sociais, sendo os pobres atendidos gratuitamente. Cativou a comunidade por sua personalidade comunicativa. Também era poeta repentista. Deixou mais de mil discursos escritos. Paralelo a profissão de dentista, era avaliador jurídico. Apreciador do chimarrão, fundou o Bloco Chimarrão que mais tarde passou a “Clube Chimarrão” e, em 1952, por fusão com “7 de Setembro” denominou-se “Clube do Comércio”.
Faleceu em 15 de julho de 1969, aos 85 anos de idade, conservando sempre o senso de humor e jovialidade. Patrono de uma rua, no bairro Tanac.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações