Personagem da Rua: Antônio Albino Streb


Antônio Albino Streb, também conhecido pelo apelido de “Toninho”, era filho de Guilherme e Guilhermina Streb. Nasceu no dia 20 de outubro de 1924, na localidade de Faxinal, município de Montenegro.
Já com idade de 14 anos veio para a cidade aprender e exercer o ofício de pedreiro, no qual futuramente se destacaria.
Com 22 anos de idade casou com Luiza Doreni Streb, vindo a ter três filhos: Paulo Guilherme, Luiz Antônio e Heloisa Regina. Exerceu sua profissão por toda a sua vida (aproximadamente 30 anos), tempo em que construiu muitos prédios. Estima-se mais de cem obras. Destaca-se a construção do Clube do Comércio, onde pela primeira vez seria usado o sistema de  “batistaca” na cidade. A qualidade de sua obra pode ser testemunhada por muitas edificações que ainda hoje perfilam em toda a cidade.
Além da atividade de pedreiro, durante algum tempo paralelamente foi comerciante, tendo bares, armazéns e açougues. Era pessoa também dedicada à caça e pesca, onde fez muitos amigos e foi sócio fundador do Clube Caça e Pesca.
Pessoa íntegra, cumpridora de seus deveres, jamais em sua vida praticou qualquer ato que pudesse denegrir sua imagem ou de seus amigos. Sempre foi extremamente ativo e prestativo, organizando festas no seu bairro ou carregando pessoas no seu caíco durante  as freqüentes cheias do Rio Caí.
Veio falecer em 24 de junho de 1973, vítima de uma grave enfermidade (câncer) e durante seu féretro ouvia-se dizer que tal pessoa deixava muitos amigos pela sua maneira simples e amistosa de viver.
Patrono de uma rua da cidade, conforme Lei número2790 de 27 de dezembro de 1991.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações