Personagem da Rua: Alcides de Souza Baptista


Patrono de uma das ruas do bairro Santo Antônio, Alcides de Souza Baptista nasceu em oito de setembro de 1889 e faleceu em nove de abril de 1958, aos 69 anos de idade.
Filho de Manoel de Souza Baptista, casou-se com Antonieta Inácio Baptista. Da união do casal nasceu um único filho, chamado Plínio de Souza Baptista.
Alcides era mestre de obras. Antes  de construir o Moinho Boa Vista, concluído no ano de 1929, ele trabalhava com esculturas de mármore. Uma das principais obras feitas neste  serviço,foi a construção da escada de mármore no palácio do governo de Porto Alegre. Outro grande feito de Alcides foi a construção da ponte na Rua Ernesto Zietlow. 
Existe uma curiosidade  interessante sobre o nome do Rio dos Sinos, em que o pai de Alcides está diretamente ligado. Manoel de Souza Batista era proprietário de uma olaria construída na antiga cidade de Santa Rita, hoje Nova Santa Rita. Como os empregados desta empresa eram chamados para bater o sino na beira do rio, ele passou a chamar-se de Rio dos Sinos. 
Quem entrou com um projeto pedindo a mudança da rua número seis do bairro Santo Antônio para Alcides de Souza Batista foi seu filho, Plínio de Souza Batista. O projeto foi encaminhado na época pelo vereador Egon Polking.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua

A Lei Municipal N6 2.312 - 16 de setembro de 1.983, nomeia Alcides de Souza Baptista, do loteamento Flor do Sul, primeira via após a rua Emílio Leipnitz, e paralela à esta, a esquerda da rua Jaco Renner, no sentido centro/bairro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações