Lendas e Histórias Montenegrinas: A história do Lobisomem



Diz muita gente que lobisomem existe mesmo. Conta-se até esta história a respeito de um lobisomem montenegrino, para confirmar essa credulidade:
Em algum lugar da zona do campo, entre esta cidade e o povoado de Benfica, no município de Triunfo, acredita o povo que exista um tesouro enterrado. 
Certa vez, um cidadão daqui sonhou que havia descoberto o lugar do tal tesouro, em companhia de alguns amigos.
Convidados os tais amigos, o grupo foi, de madrugada, munidos de ferramentas e lampiões, em busca do local. 
Chegando lá, principiaram a cavar. Quando já haviam aberto um buraco de regular tamanho, apareceu à beira do mesmo, um enorme animal, meio cão meio cavalo, olhando fixamente para dentro do buraco. 
Os homens ficaram apavorados e correram do lugar. O tal animal, tipo assombração, saiu em correria campo afora, batendo nas cercas e varando-as sem as arrebentar. 
Depois disso, nenhum dos homens teve coragem de lá voltar. 
Todavia, há quem diga que o lobisomem já foi visto mais vezes, nas paragens do interior do nosso município. Às vezes, o lobisomem aparece nas noites de sexta-feira, ameaçando as pessoas. Outros afirmam ter visto enorme bicho, meio homem, meio animal, peludo, com dentes grandes, que mata o gado, chupando-lhe o sangue. 
Outros afirmam que o viram num baile, em sexta-feira, em forma de enorme porco que atacou as pessoas presentes. Pessoas muito antigas que habitavam  perto do Arroio do Gil, contam que era comum aparecer por ali um terneiro manso. Quando se aproximavam dele, este desaparecia repentinamente. Era o lobisomem. As pessoas que tinham a desventura de vê-lo definhavam  pouco a pouco.
Assim, esta é mais uma narrativa, envolvendo tesouro escondido. E... quanto ao lobisomem, esperamos não o encontrar. Que o tempo e a distância o guardem.


Por Talia Teresinha Frank, registrado na obra "Montenegro de Ontem e de Hoje"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações