Lendas e Histórias Montenegrinas: A história da Cruz de Ferro



O povo afirma que perto do Morro dos Fagundes há um recanto coberto de flores e, que entre essas flores, está  escondida uma cruz.
Acontece que dizem ter existido há muitos anos atrás, em Montenegro, um senhor que encontrou um tesouro.
Como ele não tivesse família, nem amigos com quem dividir a riqueza, enterrou todo o ouro, as esmeraldas e os diamantes. Pegou uma barra de ferro, fez uma cruz e a colocou sobre um pedestal, para assinalar o lugar. Plantou ainda, nesse local, estranhas flores.
Como essa história ficasse conhecida da população, muitos foram os que, pegando ferramentas, saíram em busca da fortuna.
Por um atalho, avistaram a cruz, após muitas dificuldades. Dizem que demoraram seis dias até, para chegar lá.
Ao se aproximarem da cruz, ouviram uma voz que pareceu vir da terra. Os aventureiros se apavoraram, esqueceram o sonho de encontrar baldes e baldes de jóias e fugiram.
Com o passar do tempo, outras preocupações tomaram lugar na vida dos montenegrinos. E a história da cruz foi sendo esquecida... Mas existe, ainda, quem afirme que, embora tenham construído casas nas imediações, a riqueza lá está enterrada. E afirmam que, para acreditar nisso, basta observar as estranhas flores que crescem no local e que foram entregues por um padre a esse homem. “Essas flores são sagradas” – afirmam alguns.  “Perto do local há um lago que é sagrado” – afirmam outros. “No lugar da cruz não se pode cavar” – dizem ainda outros. Ou “Não se pode atear fogo ou fazer fogueira por lá, porque vai haver explosão” – contam ainda algumas pessoas. “Aparece um jesuíta, na cruz, de noitezinha” – relata outra pessoa.
Se existe o tesouro ou não, jamais se ficou sabendo, mas a fértil imaginação do povo que transmite essas lendas é também uma forma de tesouro, por sua vez.


Por Talia Teresinha Frank, registrado na obra "Montenegro de Ontem e de Hoje"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações