Lendas e Histórias Montenegrinas: O caso da Mãe do Ouro



Muitos montenegrinos afirmam terem visto, em certas noites, bolas ou tochas luminosas, num ou noutro dos morros. E por certo ainda se recordam desse espetáculo. A respeito desse fenômeno, conta-se a seguinte lenda: 
Há muitos anos passados, houve quem escondesse um valioso tesouro, formado só de ouro: moedas, barras e objetos. O tesouro foi escondido num dos morros de nosso município. Dizem ser mais provável que seja um dos morros próximos da nossa cidade. 
Pois, esse tesouro permanece oculto. No entanto, a algumas pessoas privilegiadas têm sido fornecido pistas, para a sua localização... Há quem conte que há muito tempo atrás, no morro São João, apareceu uma grande bola que brilhava muito: era toda de ouro. Muitas pessoas para lá se dirigiram para ver o que seria o estranho espetáculo. Quando lá chegaram, viram que na imensa e luminosa bola estava escrito “Mãe do Ouro”. 
Em seguida, surpresas e amedrontadas, as pessoas viram a imensa bola começar a se movimentar. Foi caindo, caindo... rolou morro abaixo, indo cair lá no cemitério, afundando na terra.
Todavia, noutras noites e noutros locais têm aparecido tochas luminosas. Alguns as viram no Morro da Mariazinha ou no Morro dos Quibedes, outros no Morro dos Machados, e outros mais no Morro dos Fagundes. O povo explica: a Mãe do Ouro mora no Morro São João e, em certas noites, vai visitar seu filho, em forma de uma enorme língua de fogo, que se movimenta no ar. 
E frisam os entendidos no assunto que esses avisos no céu devem ser observados. Então, a visão das luzes, ou fogos azulados, ou bolas luminosas é um convite à aventura e um aceno à riqueza, pois guarda o segredo de uma fortuna. Como a direção seguida no passeio é variada, permanece o mistério que a todos nós emociona, pois quem não sonha, secretamente, com a descoberta de um tesouro que traga a felicidade sempre procurada?

Por Talia Teresinha Frank, registrado na obra "Montenegro de Ontem e de Hoje"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações