Personagem da Rua: Doutor Schmitz


O Doutor Maximiliano Schmitz nasceu em Curitiba, capital paranaense, no dia 7 de março de 1889. Era filho de, Severino e Maria Schmitz, e irmão da professora emérita Tereza Schmitz Varelmann. Casou-se com Dorvalina Fernandes Galvão dos Santos e teve com ela cinco filhas: Maria, Selene, Lígia, Cecília e Ceci.
Tornou-se bacharel no Colégio Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo. Ingressou na carreira médica, formando-se em 1913, na Faculdade de Medicina, localizada em Porto Alegre. Escolheu Montenegro para exercer a profissão clínica e cirúrgica. Residiu no Município até 1936, quando transferiu residência para Novo Hamburgo. Exerceu a Medicina por mais de 50 anos com competência e dedicação. 
Ocupou ainda os cargos de médico do antigo IAPI, da Viação Férrea e foi chefe do posto de higiene local. Doutor Schmitz também esteve na presidência da comissão executiva do Partido Republicano de Montenegro. Foi intendente municipal de 1924 a 1928. Deu atenção especial à remodelação e ampliação do prédio da antiga Usina Municipal para que, naquele local, fosse instalado o novo grupo gerador de energia elétrica, por ele adquirido. Em sua gestão como intendente municipal, normalizou a escrituração da Contabilidade da Intendência Municipal. 
Doutor.Schmitz faleceu em Novo Hamburgo, onde residiu por 31 anos, no dia 7 de junho de 1967. Seu nome passou a denominar uma rua do bairro Rui Barbosa. 

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações