Personagem da Rua: Doutor Hugo Wohlgemuth

 

O Doutor. Hugo Wohlgemuth, filho de Adão Wohlgemuth, médico suíço, e de Ida Lachnit Wohlgemuth, de nacionalidade russa, nasceu a 19 de janeiro de 1901 na Alemanha. Foi registrado como brasileiro em Candelária, no Rio Grande do Sul. De seu casamento com Erna Kerber nasceram dois filhos: Ido Paulo e Noeli. 
Diplomou-se no ano de 1931 pela Escola Médica-cirúrgica de Porto Alegre. Recebeu Menção Honrosa ao final do curso. Lecionou Patologia na mesma Escola. Cursou ginecologista por dois anos na Alemanha. Clinicou em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre (como médico da Brigada Militar), Maratá, Brochier e Montenegro. Exerceu o cargo de Médico-Chefe da Assistência Social em Montenegro de 1947 até o seu falecimento, em 1970. A dedicação e zelo à profissão que abraçou foi, além de um trabalho profissional, um sacerdócio.
Teve um carinho especial no atendimento aos pobres. Não raras vezes, pagava a receita que prescrevia. Fez a Revolução de 1923, em São Paulo. Foi vereador na Câmara Municipal representando o distrito de Maratá. Inscreveu-se como Legionário na construção da nova Igreja Matriz e da Catedral Metropolitana. O prefeito Municipal homenageou-o, denominado “Hugo Wohlgemuth” a uma das ruas da cidade, conforme Lei 1926 de 6 de setembro de 1972. Faleceu em Montenegro a 1° de agosto de 1970, aos 69 anos.  

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e Traços Biográficos (1988) de Elisa Moojen Arpini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações