Personagem da Rua: Doutor Hans Varelmann


O Doutor Hans Varelmann nasceu em Löningen, Oldenburg, Alemanha, a 14 de janeiro de 1896. Veio para o Brasil no ano de 1922, fixando residência em Montenegro. Contraiu matrimônio com a professora Tereza Schmitz, havendo desta união um filho: Herbert. Em 1923, abriu um Hospital no sobrado da Rua João Pessoa, 837, onde passou a clinicar. Logo conquistou vasta clientela, por ter comprovado ser um médico capaz, honesto e um cirurgião seguro e competente. 
Era dotado de grande inteligência e alta capacidade técnica. O Dr. Varelmann foi um dos fundadores do Hospital Montenegro, passando a trabalhar no mesmo até sua morte. Foi sócio-fundador da fábrica Tanino Mimosa Ltda., importante empresa com âmbito não só nacional como internacional. Em homenagem à memória deste grande benfeitor de nossa terra, a Prefeitura Municipal de Montenegro determinou dar seu nome a uma rua da cidade, conforme Lei 1854/70. Faleceu a 13 de junho de 1966, aos 70 anos de idade.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e Traços Biográficos (1988) de Elisa Moojen Arpini.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações