Personagem da Rua: Doutor Egílio Hervê

 

O Doutor Egílio Hervê foi filho de José Hervê foi filho de José Hervê e Ana Ribeiro Hêrve. Nasceu em São Francisco de Assis no dia 1° de junho de 1886. Casado com Edite Viana teve seis filhos: Ábio, Egídio, Ivan, Edite, Judite e Rute. 
Em 1905, passou a residir em Porto Alegre. Obteve doutorado em Engenharia Civil e Elétrica, defendendo tese em 1912. Egídio Hervê lecionou na Escola Técnica Parobé, Ginásio Júlio de Castilhos, Escola de Engenharia, Escola de Filosofia e Escola de Arquitetura. Foi também diretor do Instituto Borges de Medeiros, além de fundador e primeiro diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Escola de Engenharia.
Logo que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS) foi organizada, Hervê se tornou um dos primeiros reitores. Nesta época, houve a organização definitiva da Escola de Filosofia. Na URFGS, lutou pela autonomia didática e administrativa da Universidade, preocupando-se com a assistência à Casa do Estudante e centros estudantis. Remodelou o ensino na área de Agronomia e Veterinária no Estado. Ao ser jubilado, por idade avançada, Egídio Hervê foi agraciado com o título de Professor Emérito. 
Na vida pública de Montenegro e Porto Alegre, ele também se destacou. Foi membro do Conselho Municipal de Porto Alegre e criador e diretor dos Serviços Industriais da Prefeitura da capital e integrante do Conselho Administrativo do Estado. Além disso, Egídio Hervê foi, fundador e presidente do Instituto de Previdência do Estado (IPÊ).
No dia 7 de setembro de 1928, assumiu a Intendência Municipal de Montenegro, renunciando, porém ao cargo, em 2 de setembro de 1930. Faltava dois anos para completar sua permanência no cargo. Foi presidente honorário do Tiro de Guerra 87. Como membro dos partidos republicanos, Republicano Liberal e Trabalhista Brasileiro, participou intensamente da vida partidária. Colaborou, desde tenra idade, com a imprensa gaúcha, escrevendo artigos de interesse geral tanto no periódico Federação como no Correio do Povo. 
Egídio Hervê faleceu em Porto Alegre no dia 31 de agosto de 1967 com a idade de 81 anos. Tornou-se patrono da rua C, do bairro Industrial, conforme Lei 2083, de 5 de dezembro de 1977. 

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações