Personagem da Rua: Doutor Celso Emílio Muller


Celso Emílio Müller nasceu em 9 de setembro de 1931, em Salvador do Sul, flho de Maria Selvina Müller  e Jacob Damião Müller. Era casado com Vera Warli KoFreitag Müller.
Entrou na vida pública em 31 de dezembro de 1955, ao ser empossado como vereador da então bancada da Ação Democrática Partidária (ADP), representando Salvador do Sul. Começou aí uma larga e exemplar folha de serviços prestados à comunidade de Montenegro. 
Em 1957, foi eleito vice-presidente da Mesa da Câmara Municipal. Em 1959, reelegeu-se para o Legislativo, representando a localidade de Maratá. Em 1961, foi eleito por seus pares como presidente da Mesa do Legislativo de Montenegro, posto ao qual foi reconduzido também em 1962. 
Foi um educador brilhante. Fez parte de empreendimentos comerciais da família. Foi um servidor público destacado, atuando como secretário em administrações municipais, serviço que pautou sempre pela dedicação, pele apego às causas da comunidade. Era advogado, mas, ultimamente, não se dedicava ao ofício.
De sua pena, como secretário da Prefeitura, nasceram importantes atos que, após votados pela Câmara e sancionados pelo Executivo, serviram para traçar rumos de desenvolvimento e prosperidade para o Município. Nos bancos escolares, muitos foram os montenegrinos que, estimulados pelo professor Celso Emílio Müller, puderam tomar contato com a cultura.
Celso Emílio Müller faleceu em Montenegro no dia 22 de julho de 1990. É patrono de uma rua da cidade conforme Lei 2.667 de 24 de setembro de 1990.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações