Personagem da Rua: Doutor Bozzano


O Dr. Júlio Rafael Aragão Bozzano nasceu em Porto Alegre a 1° de setembro de 1898, filho de Júlio Bozzano e Izabel de Aragão Bozzano. Diplomou-se como advogado em 1920, exercendo suas atividades em Santa Maria. Orador fluente e jornalista, fundou o “Jornal de Debates” e colaborou em “O Separatista”. Salientou-se na Revolução de 1923, como comandante de forças republicanas, no tempo em que os doutores Borges de Medeiros e Assis Brasil lutavam pela posse do governo estadual.
Provocou desordens no comício pró-candidatura Assis Brasil, na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria. Em fevereiro de 1924, fundou o “Centro Republicano Operário” e assumiu sua direção. Eleito intendente de Santa Maria tomou posse a 15 de outubro de 1924, afastando-se a seguir para continuar lutando como comandante  das forças revolucionárias. 
Morreu com um tiro na testa a 30 de dezembro de 1924, quando se dirigia para auxiliar seus companheiros atacados de surpresa por 600 homens da Coluna Prestes. Tinha 26 anos de idade. No mesmo dia a Rua do Comércio, de Santa Maria, passa a se chamar Dr. Bozzano. A praça central de São Pedro, no 3° distrito, também recebe seu nome a 29 de janeiro de 1925. Montenegro o homenageou dando o seu nome a uma de suas ruas. 

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações