Personagem da Rua: Delfina Dias Ferraz


Nascida no dia 21 de maio de 1868, em Porto Alegre, Delfina era filha de Antônio Caetano Ferraz e Maria Lina Dias Ferraz. 
Casou-se em 1901 com Antônio Pinto de Azevedo, passando, desde então, a residir em Montenegro. No ano de 1902, Delfina fez parte do primeiro quadro de professores do recém criado Curso Elementar do Colégio Distrital. Na época, o diretor era o Dr. Luiz de Freitas. 
A professora Delfina foi diretora deste estabelecimento 17 anos até sua aposentadoria. Em homenagem ao trabalho que desenvolveu na área educacional, o então Colégio Elementar 14 de julho mudou seu nome para Grupo Escolar Delfina Dias Ferraz. Em sua carreira no magistério, por 49 anos, Delfina sempre atuou em Montenegro. A professora foi responsável por projetar o Colégio Elementar em todo o Estado, tornando-o um modelo educacional. 
Entre as qualidades da educadora, é possível considerá-la culta, bondosa, enérgica e incansável. A prova disso está em que, além de trabalhar regularmente na escola, dava aulas particulares fora do horário escolar, inclusive para adultos. Após se aposentar, Delfina Dias Ferraz preparava jovens para concursos. 
A professora faleceu dia 8 de janeiro de 1949, na cidade de Ivoti, porém seu nome nunca foi esquecido por todos seus alunos, a quem considerava os filhos que nunca teve. Delfina é patrona de rua conforme Lei Municipal 2083 do dia 5 de dezembro de 1977.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e obra Traços Biográficos (1988) de Elisa Moojen Arpini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações