Personagem da Rua: Daltro Filho

Manoel Cerqueira Daltro Filho nasceu na Bahia dia 2 de novembro de 1882. Casou-se com a curitibana Odete Daltro. Desta união, nasceu um filho: Colmar Cerqueira Daltro. Diplomou-se em Matemática, Ciências Físicas e em Engenharia. Como militar, chegou ao posto de general de Divisão, recebendo a comenda da Ordem do Mérito Militar. Cursou o Estado Maior do Exército e se aperfeiçoou na França. Atuou também na Bélgica e tomou parte ativa nas revoluções de 1930 e 1932. 
No posto de general, comandou as regiões militares de São Paulo, Pará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Daltro Filho foi interventor federal no Estado Bandeirante. Quando o Rio Grande, pela segunda vez, voltou ao regime de intervenção, governou o Estado como delegado do presidente da República. 
O militar faleceu em Porto Alegre no dia 19 de janeiro de 1938, quando ocupava simultaneamente os cargos de interventor federal do Rio Grande do Sul e comandante da III Região Militar. Seu enterro foi assistido pelo presidente da República, Getúlio Vargas e por aproximadamente cem mil pessoas. Em sua homenagem, uma das ruas da cidade passou a se denominar Daltro Filho. 

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e Traços Biográficos (1988) de Elisa Moojen Arpini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações