Personagem da Rua: Cristiano Matte


Cristiano Matte, filho de Johan Gottieb Matte e Margarete Fuchs, nasceu em Lomba Grande, Novo Hamburgo, em 16 de fevereiro de 1849. Casou-se com Carolina Schmidt, nascendo desta união 14 filhos. Augusta, Leopoldo, Alberto, Hermínia, Emílio, Paula, Cristiano, Alfredo, Carolina, Reinaldo, Ernesto, Walter, Irma e Guilherme. 
Aos 26 anos de idade, veio residir em Montenegro. Montou um engenho de serra com o qual trabalhou durante muitos anos. Ainda no século passado, devido à dificuldade em transportar suas tábuas e cargas para Porto Alegre, resolveu adquirir grandes lanchões, em motor, empurrados à vara. 
Como a navegação o entusiasmasse, e vendo nela um belo futuro, pois o porto de Montenegro era o único meio de escoamento de produtos da região colonial que aqui chegavam carregados em tropas de mulas, resolveu vender o seu engenho de serra e, mais tarde, os lanchões, para adquirir o vapor “Itália”. Era o primeiro barco motorizado de Montenegro. Até então, o transporte era feito pelos vapores São João, Oto e Horizontina, pertencentes a Caí. 
Para facilitar o embarque e desembarque de passageiros e cargas, Cristiano Matte construiu o primeiro pedaço de cais de Montenegro, soterrado no princípio do século para dar lugar ao atual cais, inaugurado em 1904. 
Com espírito extremamente sociável, foi um dos fundadores da Sociedade Germânica, hoje Clube Riograndense. Exerceu a presidência da mesma durante 10 anos, em períodos alternados e recebeu o título do Sócio Honorário. Foi agraciado com a Patente de Capitão pela extinta Guarda Nacional.
Cristiano Matte faleceu com 90 anos, em março de 1939, nesta cidade. É patrono de uma rua, conforme Lei 2083 de 5 de dezembro de 1977, da Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e Traços Biográficos (1988) de Elisa Moojen Arpini.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações