Personagem da Rua: Coronel Pedro Carvalho


Pedro Carvalho nasceu em Caçapava do Sul em 26 de abril de 1869. Filho de Joaquim Antônio Carvalho e Emília Joaquina dos Santos, contraiu matrimônio, em primeiras núpcias, com Maria Josefa de Carvalho (Mimosa), tendo o casal quatro filhos: Jaí, Lá, Dil e Luísa. 
Em segundas núpcias, casou com Narcisa Naura Machado (Cisoca). Desta união, nasceram os filhos Pedro, Carmem, Latino e Atlas. Pedro Carvalho privou com os principais homens da República, inclusive com o Doutor Borges de Medeiros, de quem fora companheiro de barraca por ocasião da revolução de 1893, participando como Tenente-Coronel da Coluna Santos Filho. Sobre esta coluna, escreveu um precioso livro, importante subsídio para a História.
Foi funcionário da Secretaria  do Interior, 1° Intendente de Caçapava do Sul, Intendente em Caí, Diretor da Estatística da Intendência Municipal desta cidade e Juiz Distrital em Garibaldi e Montenegro, cargo em que se aposentou. 
Pedro lia e escrevia muito. Deixou vários trabalhos inéditos, entre eles uma biografia dos principais vultos da República em 1835, um compêndio completo sobre Regimento e Custas. Da Revolução de outubro de 1930, coletou importantes documentos que pretendia reunir em volume, intuito que não chegou a realizar. Atuou muitos anos como advogado. 
Como vice-intendente em exercício, promulgou a Lei Orgânica Municipal. Foi um dos diretores de “O Progresso”, o que fez com muita dedicação e competência. Pedro faleceu em 10 de abril de 1935, em Montenegro. É patrono de uma rua, conforme Lei 2083, de 5 de dezembro de 1977, da Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e Traços Biográficos (1988) de Elisa Moojen Arpini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações