Personagem da Rua: Coronel Apolinário de Moraes


O Coronel Apolinário Pereira de Moraes nasceu em Porto Alegre, em 4 de setembro de 1818. Filho de José Apolinário de Moraes e de Eufrásia Maria da Conceição, foi colonizador em Montenegro, junto com a vinda dos imigrantes alemães em 1854. 
Com a Guerra do Paraguai, Apolinário, que era tenente-coronel da Guarda Nacional, foi lutar contra Francisco Lopes sob as ordens de José Joaquim de Andrade Neves. Comandou o 4° Batalhão e o 5° e o 13° corpos provisórios da Guarda Nacional. Por ter uma saúde precária, Apolinário foi obrigado a retornar da guerra antes de seu término, juntando-se à sua família. Mesmo assim, continuou recrutando e instruindo soldados montenegrinos para as frentes de batalha. Foram enviados dezenas de jovens para os  campos de guerra. 
Apolinário de Moraes faleceu em Montenegro no dia 8 de novembro de 1875 e foi homenageado com seu nome em uma das ruas da cidade pelo Ato de 24 de dezembro de 1890.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e Traços Biográficos (1988) de Elisa Moojen Arpini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações