Personagem da Rua: Coronel Adão Luis Kauer


Adão Luís Kauer nasceu em Taquari em 8 de dezembro de 1865. Era filho de Henrique Kauer e Isabel Kauer. Casou em primeiras núpcias com Frederica Arend, tendo tido o casal 13 filhos. Em segundas núpcias, contraiu matrimônio com Bernardina Leite. Desta união não houve filhos. 
Adão Luís Kauer exerceu, pelo espaço de 14 anos, a função de Coletor Estadual, tendo desempenhado o cargo com correção e zelo. Ocupou, por muitos anos, a presidência do Conselho Municipal, sendo, também, um chefe político de grande prestígio. Ardoroso republicano, suas opiniões eram acatadas e respeitadas, inclusive pelo chefe do partido republicano do Rio Grande do Sul, doutor Borges de Medeiros. 
A extinta Guarda Nacional agraciou-oe com o posto de Coronel. Foi sócio-fundador do Tiro de Guerra 87, integrando sua primeira diretoria como vice-presidente. O Coronel Álvaro de Moraes, quando Intendente Municipal, teve em Adão Luís Kauer um auxiliar dedicado, competente e empreendedor. 
Kauer teve atuação destacada por ocasião da elevação de Montenegro à categoria de cidade e Comarca de Segunda Entrância, tendo sido ele um dos que assinaram a petição ao Presidente do Estado, Doutor Antônio Borges de Medeiros. Faleceu em 28 de junho de 1917. É patrono de uma rua, conforme Lei 2083, de 5 de dezembro de 1977, da Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e Traços Biográficos (1988) de Elisa Moojen Arpini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações