Personagem da Rua: Ernesto Zietlow


Ernesto Zietlow nasceu na aldeia Neumark, Província da Pomerâmia, Alemanha, em 29 de agosto de 1856. Era filho do Pastor e Superintendente das Igrejas Alemãs de Confissão Luterana, Eduardo Zietlow e de Augusta Sclony Zietlow. Cursou, na Alemanha, Engenharia Agronômica, especializando-se ainda em Veterinária, Botânica, Geologia, Mineralogia e Latim.
Transferiu-se para o Brasil no ano de 1882, fixando residência em Santa Cruz. Casou-se com Anita Figueiredo Neves, nascendo desta união os filhos Benjamin Franklin, Otocar, Edith, Ruben Júlio, Waldemar Jaques, esses dois gêmeos, Erna e Ernesto Eduardo.
Naturalizou-se brasileiro a 25 de setembro de 1888. Republicano ardoroso, tomou parte ativa na Revolução de 1893, como Capitão da Guarda Nacional. Após residir em Santa Cruz, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Estrela, Lajeado, onde ocupou cargos de projeção, passou a morar em Montenegro.
Em 1912, assumiu na Intendência Municipal o cargo de Engenheiro das Obras Públicas. Nesta função, urbanizou a cidade, projetou e construiu pontes e estradas, ligando a sede aos distritos. Entre muitos prédios que construiu, destaca-se o da Prefeitura Municipal, obra que orgulha a cidade pela sua beleza e estilo Renascença.
Esse evento mereceu uma edição especial de “O Progresso”, estampando na primeira página as fotografias do prédio, do Intendente Aurélio Porto e do construtor Ernesto Zietlow.
Confeccionou o mapa do município, trabalho que por si só já enaltece o seu autor. Patenteou no Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, um processo de, conservação industrial de cereais e leguminosas.
Em Montenegro, além de Engenheiro, foi Subdelegado de Polícia, Advogado, Diretor e fundador de um Posto Agronômico. Escrevia em vários jornais, tanto de língua portuguesa como alemã, sobre Agropecuária.
Aposentou-se como Engenheiro das Obras Públicas em 1936 e a 16 de janeiro de 1937 faleceu nesta cidade aos 80 anos de idade.
É patrono de uma rua do bairro Santo Antônio, conforme Lei 1.111/59 da Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações